Engenharia da Computação X Ciência da Computação: Entenda as diferenças

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Alguma vez você já se perguntou qual a diferença entre Engenharia e ciência da computação? Pois bem, pesquisando por ai encontrei esse post muito legal que tira um pouco as dúvidas...acompanhem e tirem suas conclusões.

Ciência da Computação

A nossa querida Wikipédia diz o seguinte sobre esse curso:
Ciência da computação é o estudo dos algoritmos, suas aplicações e de sua implementação, na forma de software, para execução em computadores eletrônicos.
Desempenha um papel importante, na área de ciência da computação, a formalização matemática de algoritmos, como forma de representar problemas decidíveis, os que são
susceptíveis de redução a operações elementares básicas, capazes de serem reproduzidas através de um qualquer dispositivo mecânico/eletrônico capaz de armazenar e manipular dados.
Claro que não se limita simplesmente a sentar numa cadeira e ficar ali fazendo programinhas para computador. O Cientista da Computação pode transformar todo e qualquer problema que possa ser esquematizado mediante passos sequenciais num programa simples e de entendimento por praticamente qualquer pessoa. Um exemplo prático e de uso diário de muitas pessoas é o programa que roda em uma calculadora, seja ela simples ou científica. Todos sabem usar uma calculadora, mas poucos tem idéia do trabalho que dá programar o código dela.

Dependendo de quão aplicado e interessado seja o profissional, ele pode sair da área de programar para computadores e trabalhar em outras áreas, desenvolvendo aplicativos para portáteis, melhorando códigos de programas open source, etc… Tudo também depende de quantas linguagens diferentes ele sabe. Como costumava dizer o meu professor de Algoritmos e Programação C++: “Programar é fácil desde que tu tenha a lógica de programação. As linguagens são todas parecidas, a única diferença entre elas é a sintaxe.”
Concluindo, um estudante/profissional de Ciência da Computação se especializa bastante na área de programação, utilizando a lógica e a matemática como ferramentas para desenvolver seus programas.

Engenharia da(de) Computação

Vamos novamente a citação da nossa amiga Wikipédia:
A Engenharia de Computação, Engenharia de Sistemas de Computação ou Engenharia de Computadores é um ramo da Engenharia que combina a Engenharia eletrônica e a Ciência da Computação.
O estudante da área de Engenharia da Computação tem uma formação com bases sólidas nos fundamentos da Engenharia em geral: Cálculo, Física, Álgebra…, um pouco da parte de eletrônica, como montagem de circuitos, robótica, etc. e uma parte da Ciência da Computação, que é onde se aprende a parte de programação, focada em microchips, firmware e afins.

Eu creio que o foco de cada curso varie de uma universidade para a outra. No caso da minha, a UNISINOS, o curso é focado na programação de firmware, sistemas embarcados, robótica e Inteligência Artificial e ainda temos uma parte de automação. Tudo isso com uma formação completa de qualquer outra Engenharia e mais a parte de programação, que no meu curso inclui linguagens como C/C++ e Assembly.

Em suma, um profissional da Engenharia da Computação é (ou pelo menos deve ser) plenamente capaz de projetar e construir peças eletrônicas, como placas mãe, placas de roteadores, etc…ou seja, todo e qualquer tipo de circuito eletrônico e ainda pode programá-lo conforme seu desejo, usando os conhecimentos em programação adquiridos durante o curso.

Espero que tenham entendido ou pelo menos pêgo a diferença entre esses dois assuntos...Até a próxima pessoal...Cleber Junior!

FONTE:

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...