Notícia chata nesse fim de sexta-feira para usuários do Twitter que usam os aplicativos UberTwitter (BlackBerry e iOS) ou twidroyd (Android). Os aplicativos, ambos da UberMedia, foram banidos pelo Twitter. Isso significa que não funcionam mais, não servem pra nada além de ocupar espaço no seu
smartphone.A alegação do Twitter é de que ambos violaram os termos de serviço, com práticas que colocavam em risco todo o ecossistema do microblog e/ou prejudicavam os usuários dos mesmos. No comunicado oficial, disponível na central de suporte, a justificativa é essa — seca, sem detalhes. Causou um pouco de estranheza o fato de, nesse mesmo documento, o site recomendar o download dos aplicativos oficiais para smartphones. Desde que o Twitter os lançou, paira o temor de que eles poderiam causar transtornos para aplicativos de terceiros, oferecendo uma “concorrência desleal”. Será o caso?
O Mashable entrou em contato com o Twitter, e esse enviou esclarecimentos sobre o banimento. Todos os dias centenas de aplicativos são detonados, mas a maioria é formada por aplicações de baixo alcance, com pouquíssimos usuários. O caso do UberTwitter e twidroyd é o mais expressivo. No email enviado ao Mashable, as violações da UberMedia são especificadas. Dentre outras coisas, problemas envolvendo a privacidade em mensagens diretas com mais de 140 caracteres, uso indevido de marca e alterações nas mensagens dos usuários, sem o consentimento desses, visando lucro.
A possibilidade dos aplicativos agora restritos voltarem a funcionar existe, embora o histórico da UberMedia não colabore. No mesmo email, o Twitter diz que vem tendo conversas sobre abusos com a startup desde abril do ano passado. Vale lembrar que, além dos dois programas afetados, a UberMedia é dona também de outros populares, como Echofon e TweetDeck, esse último comprado semana passada pela bagatela de US$ 30 milhões.
FONTE:
0 comentários:
Postar um comentário